Universidades Criativas em Expansão nos Estados Unidos

Projeto “Little hearts Changing lives”

“As oficinas de capacitação (workshops) encontraram solo fértil na região da Nova Inglaterra, Massachusetts, Estados Unidos, quando comecei a ministrá-las para educadores e voluntários da comunidade imigrante brasileira através da parceria com o Consulado-Geral do Brasil em Boston e Universidade de Massachusets. E foi por isto que decidi fazer do eixo Harvad-MIT a minha casa”.

Camila Maciel

Em fase de expansão, novas parcerias foram iniciadas em 2017 através de colaborações com a University of Massachusetts (UMass) e Consulado-Geral do Brasil em Boston, Massachusetts, Estados Unidos.

O projeto passou a contemplar a população imigrante brasileira na região da Nova Inglaterra, através de Oficinas de Capacitação que foram ministradas nas cidades de Boston, Framingham, Malden e Stoughton.

Desta forma, nosso objetivo inicial fora ampliado, pois, além de propor metodologias ativas para potencializar a aprendizagem infantil, desenvolvemos, nesta ocasião, colaborações com voluntários imigrantes, os quais participaram ativamente inclusive como capacitadores. Desenvolvemos, assim, íntima relação com centros de ensino para o Português como Língua de Herança, proporcionando também de alguma forma o contato com a cultura brasileira.

Estas oficinas somente foram possíveis pela colaboração de alunos/estagiários e voluntários.