A autora

Olá! Sou médica, Endocrinologista, Ph.D em Cardiologia, Pós doutora em Medicina Preventiva, professora universitária, pesquisadora e autora de algumas iniciativas e outras poesias.

Dedico-me com amor à Medicina Preventiva, há 15 anos. Empresária na área de inovação em Educação, sou autora de metodologias e estratégias pautadas em teorias como a Aprendizagem Criativa para o ensino de hábitos de vida saudáveis e Fisiologia para crianças e também para adultos curiosos. A Pesquisa Participativa Comunitária e o Teatro Aplicado são outros fundamentos que me inspiram.

Se você quiser saber um pouco mais sobre como esta história aconteceu, conto aqui.

Meu interesse, desde a graduação, tem sido o estudo de fatores de risco para doenças cardiovasculares. Ainda no terceiro ano da Faculdade de Medicina, meu primeiro projeto foi premiado em primeiro lugar em nosso simpósio anual. Depois disto, outros prêmios vieram com o passar dos anos, como o primeiro lugar em dois congressos nacionais sobre Diabetes e uma indicação como pesquisadora sênior no Congresso Brasileiro de Cardiologia.

Após minha experiência como residente em Clínica Médica, tornei-me Endocrinologista pelo HC/USP e Ph.D em Cardiologia pelo InCor/USP.

Minha tese de doutorado foi um projeto pioneiro no Brasil. O Baependi Heart Study é um estudo longitudinal com ênfase em característica genética e familiar sobre fatores de risco cardiovasculares.

Tenho lecionado em algumas universidades brasileiras desde 2008, desenvolvendo estratégias de ensino autorais. Iniciei a utilização do conceito denominado “Universidades Criativas” em 2014, antes que o mesmo fosse descrito e adotado. Outra iniciativa a qual tenho me dedicado é a “Comunidades Criativas na Prática” destinada à população imigrante brasileira residente em Boston, Estados Unidos.

Também tenho publicado artigos em alguns jornais conceituados do mundo acadêmico e meu curriculum pode ser acessado via Plataforma Lattes.

Meu doutorado fora inspirado no Framingham Heart Study, um dos maioires e mais antigos estudos na área da Cardiologia.

Tive o prazer (imenso!) de contribuir como pesquisadora no Framingham Heart Study de 2017 a 2020, durante o meu pós doutorado em Epidemiologia e Medicina Preventiva (Boston University) e em meu período sabático como pesquisadora visitante na Harvard Medical School.


“Sou poetisa e adoro escrever Medicina para crianças em versos rimados, esta é minha segunda paixão! A primeira é o Pedro, meu sobrinho. ❤️ “

Camila Maciel